CARROS

Maio 20 2008

carros importados

 

LEGALIZAÇÃO DE CARROS

Legalização de carros importados usados oriundos de outros países
Homologação do veiculo

Existindo Certificado de Conformidade Comunitário (COC) válido

-documentos necessários
- Impresso mod. 1402, em que solicita o n.º de homologação
- juntar o original do COC
- entregar o conjunto no Serviço Regional da DGV sua área de residência
- neste caso não tem de pagar nenhuma taxa

NOTA: O "COC" é um certificado emitido pelo fabricante do veículo e
acompanha-o no acto da venda.
Não existindo Certificado de Conformidade Comunitário (COC) válido para
veículos ligeiros de passageiros e mercadorias

Documentos necessários:
- Impresso mod. 1402
- Cópia do livrete e entregar o conjunto no Representante Legal da Marca,
solicitando que seja certificado no impresso a homologação do veículo
- Dirigir-se ao centro de Inspecções Periódicas
- Caso não haja homologação (por parte do representante legal da marca)
deve solicitá-la ao Serviço Regional da DGV da sua área de residência,
apresentando para efeito o impresso 1402 referido, já certificado pelo
Representante Legal da Marca, e pelo Centro de Inspecções Obrigatórias em
conjunto com o original da homologação do país de origem ou fotocópia
autenticada. Deve juntar também cópia do livrete

Taxa:
110€

PARA LEGALIZAÇÃO DE CARROS DE CARROS IMPORTADOS

Imposto Automóvel e matrícula

O imposto automóvel é regularizado da Direcção-Geral das Alfândegas e dos
Impostos Especiais Sobre o Consumo (DGAIEC), sendo ai indicada a matrícula
do veículo

- Telefone n.º 21 881 37 00


Emissão de livrete

Documentos necessários:
- Impresso, mod. 1402 a entregar no Serviço Regional da DGV, da área de
residência do requerente, com as certificações do representante da marca (se não existir COC) e do Centro de Inspecções Periódicas, referidas no impresso
- Cópia do livrete autenticado pela Direcção-Geral das Alfândegas e dos
Impostos Especiais Sobre o Consumo
- Triplicado da "Declaração de Veículo Ligeiro" (documento emitido após
regularização alfandegária do Imposto Automóvel)
- Fotocópia cartão de contribuinte
- Fotocópia do B.I
- Sobrescrito selado e endereçado


Taxa:
30€

                            
E ASSIM SE OBTEM A LEGALIZAÇAO DE CARROS IMPORTADOS

 cuidados ao comprar carros importados

por exemplo ir à Alemanha comprar carros de alta cilindrada, pode significar uma poupança superior a 30mil euros. É esta diferença de preços que faz com que, todos os anos, milhares de portugueses encomendam carros no estrangeiro ou se desloquem directamente em busca dos carros de sonho’. Mas, chegados a Portugal, o ‘sonho acaba com uma realidade chamada Imposto Automóvel (IA), que pode acrescentar muitos milhares de euros ao preços pagos pelos carros no país de origem,em alguns casos fica mais barato comprar certos carros em portugal.

Este cenário faz com que, de ano para ano, o número de carros importados apreendidos em portugal pela Direcção-Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) tenhaaumentado.

Em 2005 foram  apreendidos cerca de 700 carros importados no ano passado esse número subiu para os 1100 e nos primeiros tres meses deste ano já foram apreendidos 200 carros, a maioria dos quais de alta cilindrada (Mercedes, BMW, Porsche, entre outros).

“Na maioria dos casos, os proprietários regularizam o imposto em falta e recuperam os carros, só uma ínfima parcela dos carros apreendidos em portugal são declarados perdidos a favor do Estado”, afirmou a um jornal uma fonte oficial do Ministério das Finanças.

“É preciso ter cuidado com o que se compra no estrangeiro. Mesmo nos grandes centros de revenda de carros, como é actualmente o caso de Estugarda (na Alemanha), que é controlado por portugueses, existe sucata a sério que é vendida como topo de gama”. relatos de portugues que vivem na alemanha.

um conhescido meu que compra carros na alemanha diz que existem carros “totalmente destruídas em acidentes”, que são “laboriosamente” recuparados por ‘stands’ portugueses e vendidos como simples carros usados .

como vêm a ida ao país de origem pode não ser suficiente para acautelar os interesses do comprador. “Existem inúmeros casos de pessoas que compram os carros importados , pagam os seus impostos em Portual e legalizam a viatura, e depois ficam sem ela por se tratar de um carro roubado”,

outra imformaçao importante que muita gente nao sabe é que os carros importados comprados no estrangeiro só podem circular livremente quatro dias úteis após a sua entrada no País. Depois desta data, o proprietário deverá dirigir-se à alfândega da sua área de residência e pedir a legalização do veículo.

como já referi no inicio deste post O proprietário deverá apresentar os seguintes documentos para legalização de carros : declaração aduaneira de veículo (DAV), factura, cartão de contribuinte, livrete e título de registo de propriedade, certificado da inspecção técnica e documento comprovativo da medição efectiva de emissões de CO2.

Após a apresentação do pedido de regularização, o proprietário tem 45 dias para pagar o imposto correspondente, que será calculado em função da idade, cilindrada do veículo e quantidade de emissões de CO2.

Cada vez há mais portugueses a comprar carros importados do estrangeiro em 2ºmão e por isso há cada vez mais carros importados em portugal.

publicado por webmaster às 18:23

Boa tarde,
chamo-me Carlos Benvindo. Li tudo que vocês têm na Internet. Acabei por não comprender nada!!! Porque queria legalizar um carro novo em Portugal, mas não preços completos e finais. Como por exemplo:- IA.
Sei que existem regras comunitàrias, porque acho que somos todos europeus. Não só para pagar impóstos, mas também para osufruir das poucas leis que existem. Espero bem que me respondão! Porque as leis não é só para Alemanha-Luxemburgo ou Belgica-Luxemburgo ou Vis- Verse.
Obrigado
Carlos Benvindo a 1 de Abril de 2009 às 19:01

Bom artigo, podias era referir algumas empresas que tratam da "papelada".

Segundo a portaria existe 20 dias úteis para a legalização!
http://www.dgaiec.min-financas.pt/NR/rdonlyres/FAC53767-18B2-460E-AB05-0087C7FFCD2A/0/Regularizacao_fiscal_veiculos_2.pdf
aaa a 21 de Março de 2013 às 15:50

carros de rua,velhos,antigos,tuning, videos,fotos ,carros usados, carros tunados, carros tunados e mulheres, jogos de carros
links