CARROS

Maio 20 2008

CARROS TUNING - tunados

 

 

O termo carro tuning foi trazido do inglês (ajuste fino) e é usado para designar os carros modificados (carros tuning) . As alterações nos carros podem ser varias desde a carcaça (lataria, pára-choques, asas, saias, rodas e pneus) até o interior (som, bancos, teto e painel), passando pela suspensão e motor do carro. Além disso, os carros tunados podem ser personalizados com luzes néon e ingestão de nitro.



Tunar um carro
, não serve apenas para deixá-lo mais bonito. Carros tuning possuem maior performance e segurança do que carros normais e também ganham valor esportivo.

 

CARROS TUNING - tunados


A idéia de carros equipados teve inicio na Europa, Desde meados de 1910 quando o carro mais vendido era o Ford T, já existiam pessoas modificando o motor para ter mais potencia ou um visual mais atraente, eles só não imaginavam onde isso iria chegar. . De lá para cá, a difusão dos carros tuning aumentou mundialmente, e os donos de carros  participam em competições em todo mundo.


O resultado final do tuning depende muito do gosto do dono. Por isso, é preciso tomar cuidado com exageros e combinações de cores extravagantes na hora de tornar seu carro tuning. Os tuning que não são apreciados pela maioria recebem em portugal o apelido de toning. os carros precisam de um estudo especial cada um antes de serem tunados, para que possa aumentar sua performance de acordo com as linhas originais e não surgirem surpresas desagradáveis. Os principais elementos na tunagem são: visual do carro tuning (trata da aerodinâmica e deve ser compatível com as linhas originais, do contrário o trabalho e o custo da tunagem podem se tornar extremamente altos.); performance do carro tuning (melhoria da potência do motor - através da instalação de turbo, ou compressores, os chamados blower –, troca dos discos de freio, cambio de marchas mais compridos e suspensões mais estáveis); áudio dos carros (o sistema de som dos carros tuning depende do gosto de cada um, pode ser super potente, ter qualidade insuperável ou estar equipado com um sistema multimídia no carro tuning).


em portugal, as lojas e oficinas especializadas em carros desportivos são ainda muito poucas mas mesmo assim em portugal nos veiculos já é possível encontrar desde adesivos até motores cromados.


As viaturas que mais fazem sucesso por aqui são os com visual racing, usados em corridas, que geralmente levam preparação do motor, aerofólios e néon. E essas transformações estão a passar dos carros tuning para os carros normais, mas o que é de lamentar é haver muitos carros que querem parecer tuning mas o que são na verdade é carros tóning


Os carros estão compondo um mercado muito lucrativo, tanto para lojas de peças para carros tuning , quanto oficinas de montagem de carros tuning e, até mesmo, o setor de serviços – com lojas virtuais e entregas. Desse modo, as tecnologias, os materiais e os equipamentos estão melhorando em ritmo acelerado para os carros tunados e consequentemente para os carros populares.


Os investimentos em propaganda, por parte de empresas patrocinadoras dos carros tuning, também são grandes e formam outro seguimento de incentivo à evolução do tuning. Isso porque um público seleto e com grandes poder de aquisição é visado.

A expansão do tuning não se limita aos carros tuning , já é possível encontrar jogos de vídeo games e computadores, como por exemplo: Need For Speed, Midnight Club, Underground e Carbon.


CARROS tunados

 

 

O tuning não é proibido, mas esta sujeito a algumas regras que se aplicam a todas as transformações de carros normais em carros tunados.


Em geral, desde que a segurança activa e passiva do automóvel não seja posta em causa, pode fazer quase todas as alterações que entender para transformar carros .

Terá, no entanto, legaliza-las, averbando essas alterações no livrete do veiculo.


Para proceder a qualquer averbamento ou alteração no automóvel, terá de se dirigir ao instituto de mobilidade dos transportes terrestres, a nova entidade para a qual esta a ser transferida a competência da direcção geral de viação nesta matéria, e requerer a alteração ou averbamento que pretenda efectuar para transformação de carros, ainda existe, no entanto, um site da DGV, onde encontrara informação sobre o tema e contactos telefónicos que o possam ajudar.


O requerimento de averbamento de alterações as especificações do veiculo deve ser acompanhado por um requerimento contendo a identificação do requerente e do veiculo, bem como a indicação da pretensão e informação detalhada da alteração a realizar. Essa alteração deve constar no novo livrete.


Se estas exigências não forem cumpridas é aplicável uma multa.

Por isso transformem os vossos carros em carros tunados mas não se esqueçam de cumprir as regras.

 

vejam as fotos de carros tunados





carros tunados

 

videos de carros tuning

publicado por webmaster às 18:24

Muito bem está aqui algumas informações uteis, vejo que temos aqui alguem entendido no assunto, depois de dispender algum tempo a ler os teus posts aprendi algumas coisas. Obrigado e continuação de um bom trabalho.
JCordas a 25 de Setembro de 2008 às 18:13

Muita e boa informação.
Sem ser publicidade, seria interessante divulgar oficinas em Portugal que se dedicassem a esta actividade e que pudessem ser uma orientação para quem pense um dia fazer um tunning na sua viatura.
Obrigado.
Simão Pedro Silva
Simão Silva a 11 de Dezembro de 2010 às 09:32

carros de rua,velhos,antigos,tuning, videos,fotos ,carros usados, carros tunados, carros tunados e mulheres, jogos de carros
links